Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

CCJOG – Exposições 2015

 

Galeria Wega Nery: Direcionada à artistas que já realizaram outras exposições e que ao longo do tempo legitimaram suas práticas na área das artes plásticas.

Maio e Junho: A exposição mostra as pinturas feitas pelo artista Stefan Grol de cenários do Pantanal, que é um lugar mágico, cheio de vida e graças à suas paisagens abertas é possível avistar vários animais. Entre 2009 e 2013, Stefan trabalhou como gerente e guia turístico numa pousada localizada na Nhecolândia, no Pantanal Sul. Nesse período teve o privilegio de  vários encontros maravilhosos com a vida selvagem, com lembranças marcantes quando o Pantanal fica envolto de segredos, revelando-se em silhuetas.

Agosto e Setembro: A exposição “Estação Folclore – Imagens das Festas Populares” cuida de apresentar algumas Festas Populares Tradicionais por meio de fotografias, tendo em vista a dificuldade financeira de trazer a Campo Grande grupos de tradição de outros municípios de Mato Grosso do Sul. As fotografias levam o espectador a viajar para dentro de cada festa, sob o olhar de quem capturou a imagem, sendo algumas delas apenas detalhe de cenas importantes, como se fora uma janela para dentro da alma do participante da cena.

Setembro e outubro:  A “Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial Mato-Grossense” (EXPOIMAT) faz parte das comemorações dos 45 anos da UFMT e intercâmbio entre as universidades do Centro-Oeste, representada da diversidade cultural regional, materializados nos registros fotográficos e cultura material de comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, Viola de Cocho, o Siriri e Cururu,  bonecas de cerâmica Ritxókò, além da rede de dormir: Kurâ-Bakairi e os cestos Nhambikuara.